Sistema de Detecção, Alarme e Combate de Incêndio

Por: Equipe Técnica da Certtum

Em áreas consideradas de missão crítica, devemos partir da premissa que, em função de sua capital importância, o conceito de continuidade das operações deve ser prioritário: equipamentos, softwares e informações interagem de maneira harmoniosa e necessitam ser protegidos.  A ocorrência de sinistros nestas áreas tem aumentado de maneira bastante significativa, tendo as mais variadas causas, desde problemas relacionados com instalações elétricas (quadros, fiação, tomadas), equipamentos externos ao sistema ou até equipamentos instalados dentro destas áreas, que podem apresentar pane elétrica com risco de incêndio.Em função destas possibilidades e exposição, as áreas de missão crítica devem contar com sistemas de detecção, alarme e combate automático de incêndio.Em soluções tradicionais de combate automático de incêndio observamos a utilização de sprinklers, que é um sistema inadequado em áreas com grande concentração de equipamentos energizados (como existentes nas áreas de missão crítica). Quanto aos sistemas de detecção de incêndio baseados apenas na utilização de sensores de fumaça, resultará em uma indicação  tardia para a central de alarme, considerando que os danos provocados aos equipamentos oriundos pela ação da fumaça e exposição ao calor são fatais para a sua integridade.  

Como podemos deduzir, é de extrema importância a rapidez na detecção de incêndio e o combate deve ser efetuado de maneira a preservar os equipamentos e demais subsistemas existentes nestas áreas.

Para que possamos atender a estas características de maneira satisfatória, devemos contar com soluções que permanentemente monitorem o ambiente e que atuem de maneira harmoniosa com um sistema de combate de incêndio com características adequadas a estes ambientes.

Soluções

As soluções atualmente utilizadas em áreas de missão crítica, tais como, Data Centers, se caracterizam pela utilização de maneira conjugada de sistema de monitoramento permanente do ar do ambiente (detecção prematura), com um sistema de combate de incêndio através da utilização de  gás inerte. Entenda-se por gás inerte, a utilização de um agente extintor não danoso ao ser humano e aos equipamentos existentes no ambiente protegido.

 O projeto

Salientamos a importância da elaboração de projeto específico de sistemas de detecção, alarme e combate de incêndio, visto que são cruciais para a efetiva segurança de áreas como Data Centers, que necessitam um nível de proteção compatível com a importância de sua missão.É extremamente importante, a elaboração através de profissionais habilitados de um projeto adequado as solicitações e principalmente, com pleno atendimento nas questões relativas a garantia e confiabilidade do sistema adotado.